sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vice sobre o Hajj


Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O Hajj é a maior peregrinação que existe no mundo, o primeiro congresso para o qual a humanidade foi convidada e um dos pilares da religião Islâmica.

Seria ingenuidade acreditar que o Hajj continua o mesmo desde o Profeta Muhammad (sas). Muitas coisas foram modificadas... hoje as pessoas não peregrinam mais somente com seus pés e animais de carga, mas com carros, aviões, luxo e mordomias. Chegam a não dormir ao relento, como haveriam de fazer, para que possam usufruir de hotéis que margeiam a Ka'aba. Não estou menosprezando a ação de nossos irmãos muçulmanos, mas hoje me pergunto qual o verdadeiro significado do Hajj para a grande massa dos muçulmanos.

O significado do Hajj perpassa, entre outras dimensões semânticas, pelo retorno ao si mesmo, pelo encontro com Deus dentro do próprio coração. O documentário produzido pela Vice (excelente canal, com sua página no youtube disponível aqui), World's Largest Pilgrimage - Hajj (ou A maior peregrinação do mundo - Hajj), nos mostra como que, no século XXI, muitos conduzem essa procura. Que Allah nos guie, enfim. Dizer isso pode parecer desesperança... um pouco dos humanos, somente dos humanos. Nenhuma desesperança em Allah e sua orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)