terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Um pouco de heterodoxia


Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Irmãos de fé e na humanidade, a partir de amanhã e pelos próximos três dias, pretendo abordar alguns aspectos do islamismo do qual tenho alguma suspeita. Sim, seria hipócrita não assumir que fico estarrecido com alguns aspectos do Islã praticado pelos meus irmãos.

Assim, seguirão as seguintes postagens:
- Taqwacore, sobre o encontro do islamismo com o punk. Nunca tive tantas dúvidas em reconhecer alguém como muçulmano - nem assistindo alguns rituais de auto-flagelação...
- Uma mulher recitando a Surata al-Fajr, algo que pode ser entendido como inadequado. A misoginia árabe se inseriu no islamismo a ponto de impedir a divulgação dessa ocasião. Até os dias de hoje.
- O Hajj em sua materialidade, como é feito no seu sentido mais cru do termo. Mesmo sendo um dos pilares inabaláveis do Islã, o islamismo tem se esforçado em deturpar seu caráter original.

Que Allah me perdoe ou me puna se cometo alguma injustiça ou se uso esse espaço de modo indevido, mas creio que é necessário saberem que minha postura crítica também se aplica ao islamismo. Ao islamismo. O Islã é perfeito; sua variante meramente humana, o islamismo, essa não podemos honrar integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)