sábado, 8 de fevereiro de 2014

Muhammad (sas) e a Educação


Tradução dedicada para meu amigo Victor Caparica, exemplo na minha procura do conhecimento,  meu parceiro nessa senda. Te amo. Recomendo seu blog, www.cegoemtiroteio.com.

A tribo de Quraish, especialmente um de seus ramos, o clã de Sa'd, dentre os quais Muhammad passou sua infância próximo ao Monte Taif, situado a leste de Meca, eram reconhecidos na Arábia pela pureza e eloquência de sua linguagem. Willian Muir escreveu em "A vida de Muhammad" [The life of Muhammad] (Londres, 1923, p.7) que "Sua fala foi formada sobre um dos mais puros modelos da bela língua dessa península." Tal meio não haveria de falhar em fazê-lo um homem de algum refinamento e gosto; sem dúvida foi isso que o permitiu atrair homens muito mais instruídos que ele. Muhammad pregou um inestimável valor ao conhecimento, trazendo seus seguidores das trevas da ignorância para a luz.

Conta-se que um homem aproximou-se de Muhammad e perguntou-lhe "O que é ilm?" Ele respondeu clareza / justiça (insaf). O homem perguntou novamente "E o que mais?" O Profeta respondeu escuta (istima). Então o homem perguntou "E o que mais?" O Profeta disse concentração (hifz). O homem perguntou de novo "E o que mais?" E ele respondeu ação (amal) em acordo com o conhecimento. Por fim, o homem questionou "E o que mais?" Muhammad respondeu dissemine-o (nashruhu).

O interesse de Muhammad pela educação também pode ser julgado pela tradição citada por Ibn Sa'd, em "Tabaqat", de que entre os prisioneiros mecanos da batalha de Badr haviam muitos que não podiam pagar por sua liberdade; então os letrados dentre eles foram ordenados para que ensinassem para ao menos dez crianças muçulmanas aquilo que sabiam como forma de pagamento. Zaid bin Thabith, que mais tarde tornou-se famoso como um dos escribas das revelações corânicas, aprendeu a ler e escrever dessa forma. É interessante mencionarmos ainda que Muhammad encorajou o aprendizado de línguas estrangeiras, sendo Zaid bin Thabith lembrado por ter aprendido persa, grego, etíope, aramaico e hebraico. De acordo com H. E. Barnes em "Uma história das escritas históricas" [An history  of historical writings] (Oklahoma, 1937, p.93), "Em muitos sentidos, a mais avançada das civilizações na Idade Média não foi a cultura cristã, mas antes o povo que tinha o Islã como fé."

O Alcorão Sagrado não é infértil sobre o assunto. Somente no Alcorão temos 704 versos nos quais tanto a palavra ilm quanto suas variações são usadas na seguinte ordem: a'lam: 49 vezes; al-ilm: 80 vezes; a'lamu: 11 vezes; alim: 162 vezes; a'lim: 13 vezes; ilman: 14 vezes; i'lamu: 27 vezes; ma'lum e ma'lumat: 13 vezes; ya'lamu: 93 vezes; ta'lmun: 56 vezes. Canetas e livros são auxílios essenciais ao processo de conhecimento; para eles, temos a ocorrência de qalam 2 vezes e al-kitab 230 vezes. Além disso, algumas palavras relativas à escrita, como kataba, katabna, kutiba, katib, yaktubu, naktubu, são usadas em numerosos versos. O total numérico de versos corânicos utilizando palavras relativas à escrita são 319, sendo a palavra kitab utilizada em 81 ocasiões diferentes. Isso é o suficiente para mostrar em que extensão o conhecimento e seus meios de aquisição são enfatizados no Alcorão, existindo excelente elaborações ainda nos ditos de Muhammad.

Consequentemente, devemos lembrar que a avançada civilização da Idade Média originada pelos muçulmanos só foi possível pelo advento dos ensinamentos corânicos e pela recordação dos ditos de Muhammad relativos à educação. Abaixo, apresentaremos alguns fragmentos dos ensinamentos de Muhammad:


  • Do berço ao túmulo, procure conhecimento.
  • A tinta do acadêmico é mais sagrada que o sangue do mártir.
  • A aquisição de conhecimento é um dever do qual todo muçulmano está incumbido, homem ou mulher.
  • Não há de morrer aquele que está aprendendo.
  • O pior dos homens é o mal educado, sendo o melhor deles o mais educado.
  • Ouvir as palavras do estudiosos e assistir às lições da ciência é melhor que os exercícios religiosos.
  • Adquira conhecimento: isso permite a seu possuidor distinguir o certo do errado; guiando-o à felicidade; sustentando-nos na miséria; sendo um ornamento entre os amigos e uma armadura contra os inimigos.
  • Vá até a China em busca de conhecimento.
  • Conhecimento excessivo é melhor do que oração excessiva.
  • Aquele que honra os estudiosos, honra a mim.
  • Um homem esclarecido é mais pesado para o demônio do que mil fiéis ignorantes.
  • A superioridade do homem esclarecido sobre o fiel ignorante é tal qual o da lua cheia sobre as estrelas.
  • Pessoas são como minas de ouro e prata. A mais excelente dentre elas no Islã são aquelas que adquirem conhecimento.
  • Conhecimento é mantido somente pelo ensino.
  • Os estudiosos são os herdeiros dos profetas. Eles possuem o conhecimento como sua herança; aquele que possui essa herança possui uma imensa fortuna.
  • A cura para a ignorância é a pergunta.
  • Um estudioso tem mais poder que mil homens devotos sobre o diabo.

[extraído de http://www.ismaili.net/histoire/history03/history335.html - tradução de Muhammad F.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)