sábado, 18 de maio de 2013

Jihad, ou "luta sagrada" (parte I)



[trecho extraído de AZEVEDO, Mateus Soares de. Iniciação ao Islã e sufismo. Rio de Janeiro: Record, 1994. p.37]

Um dos pontos que mais suscita discussões quando se fala do Islã é a jihad, termo usualmente traduzido por "guerra santa" (...).


Considerado por alguns autores o "sexto pilar" do Islã, seu significado original na verdade é "esforço" ou "emprenho" - a guerra sendo apenas uma de suas modalidades. Como aparece no Corão, o termo autoriza tanto uma interpretação exterior e militar como interior e espiritual. Há de fato um conhecido hadith (dito sagrado) segundo o qual o Profeta declarou, ao recepcionar os muçulmanos que retornavam de uma expedição militar:


"Vós voltastes da pequena guerra santa, e agora tendes pela frente a grande guerra santa (jihad al akbar)." Quando seus companheiros lhe perguntaram o que era aquela grande guerra, o Profeta respondeu que se tratava da luta puramente interior, espiritual, que tem lugar na alma de cada um.

(continua na próxima postagem)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Recentemente, pude encontrar esse livro na biblioteca municipal. Já conhecia o autor de outros livros (Men of a single book e A inteligência da fé). De uma sensibilidade extrema e grande conhecimento, sua consideração sobre o jihad é extremamente didática. Espero que aprecie sua explicação sobre; continua amanhã, Insh'Allah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)