quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ditos esclarecedores da relação entre Muhammad e Jesus

Miniatura Persa de Jesus durante o Sermão da Montanha - extraído de http://www.eslam.de/begriffe/m/messias.htm

Nos primeiros ditos narrados nos capítulos de Muslim sobre os méritos de Jesus Cristo, Muhammad declara-se como o mais próximo e aparentado a Jesus entre toda a humanidade, tanto nesta vida quanto na próxima: "Profetas são irmãos na fé, tendo diferentes mães. A religião, entretanto, é uma só e não há Apóstolo entre nós (entre eu e Jesus Cristo)."

Elocuções paralelas podem ser encontradas em Bukhari  (Kitab al-abiya'), que acrescenta que para aquele que acredita em Jesus e então acredita em Muhammad, haverá uma recompensa dobrada.

De acordo com a lenda muçulmana, o Profeta instruiu seus Companheiros para guardarem um túmulo para Jesus, próximo a Muhammad, entre Abu Bakr e 'Umar, onde ele deveria ser enterrado juntamente com Muhammad, após sua volta à terra, e ressuscitaria com ele de uma sepultura na Ressurreição. Apesar deste dito estar de acordo com a ênfase da Suna na proximidade (espiritual) de Jesus e Muhammad, não está inclusa nas coleções de Bukhari e Muslim. Em fontes recentes, entretanto, ela aparece frequentemente. Que Jesus será enterrado pelos muçulmanos refere-se ao comentário do Qur'an por al-Tabari (morto em 923), que afirma que Jesus, em sua segunda vinda, "permaneceria na Terra tanto o quanto Deus quisesse - talvez por 40 anos. Então ele morreria e os muçulmanos rezariam sobre ele e o enterrariam". 

Tradições pertinentes à morte e sepultamento de Jesus após sua segunda vinda estão inclusas na popular coleção de Hadith Miskat al-Masabih, que foi iniciado no século XI por al-Baghawi e revisado no século XIV por al-Tibrizi. Com referências a Thirmidi, ele relata que "a descrição de Muhammad está escrita no Torah e também que Jesus, filho de Maria, será enterrado junto com ele. Abu Mawdud disse que um lugar para o túmulo restou na casa." 

Ele também inclui a seguinte fala, que é atribuída a Ibn al-Jauzi com referências ao Kitab al-wafa:
Jesus, filho de Maria, descerá para a terra, casará, terá filhos e permanecerá por quarenta anos, tempos após o qual ele morrerá e será enterrado juntamente comigo, em meu túmulo. Então Jesus, filho de Maria, e eu levantaremos da mesma sepultura entre Abu Bakr e 'Umar.
De acordo com o relato de Muhammad de sua viagem noturna e ascensão aos céus, Muhammad encontra Jesus no segundo ou terceiro céu, sendo exaltado, acima de Jesus, para o sétimo céu (cf. Muslim, Kitab al-iman e Bukhari, Kitab al-anbiya, assim como o seu Kitab bida' al halq e Kitab manaqib al-ansar).

[extraído de ODDBJøR, Leirvik. Images of Jesus Christ in Islam. Nova Iorque: Continuum, 2010. p.37-38. Extraído de http://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=Gzd_I2AFswwC&oi=fnd&pg=PR5&dq=jesus+islamism&ots=l6BG-CsPV6&sig=MJW3PxXzLJI7xSnp0LFDYnsOcdY#v=onepage&q=jesus%20islamism&f=false; tradução para fins de divulgação e sem a transliteração dos termos árabes, por Muhammad F.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)